domingo, 28 de novembro de 2010

Notizie di Roma

Estamos vivos!

Dois dias em Roma inesquecíveis. Ontem, depois de chegarmos ao Aeroporto Fiumicino (eu e o João) ainda tivemos umas quase 3 horitas de espera pelo Vítor. Valeu a pena: conhecemos as duas versões de mafiosos de Roma (os senhores do shuttlebus e os gunas)!

Depois apanhamos o comboio (duas vezes) e encontramos a Inês em Tiburtina.
A casa da Inês é pequenina mas muito acolhedora, tem sido muito bom :)
É claro que o dia tinha que ser bem aproveitado e começamos a visita a Roma por uma Tour por várias praças da cidade: Navona > Venezia > Fontana di Trevi > Panteão > Monumento Vitorio Emanuelle > Igreja Il Gésu... A parte fixe foi que apanhamos 1/4 de missa aqui e 1/4 de missa ali, ficou-nos a faltar a liturgia da Palavra, mas safamo-nos!
O Jantar, rodízio de pizza num kebab... seguido numa noite dos Anos 80, numa suposta festa de Erasmus! Grandas Malucos :P

Hoje o dia começou pouco cedo, com pequeno-almoço improvisado... Mas depois marchamos até à Roma Antiga. Devido à colaboração preciosa da falsificação dos alunos de Arquitectura, usada em duas bilheteiras diferentes, conseguimos todos visitar o Fórum e Coliseu. Foi pena ter começado a chuviscar, mas valeu bem a pena!
Almoço bem esfomeado, depois de trocarmos a paragem do metro, num outro rodízio de pizza... Meraviglioso! Com isso aquecemos bem os músculos para andarmos sobre a Via Merulana, visitando assim as imponentes Igrejas de Santa Maria Maggiori e San Giovanni in Laterano. Sinceramente, caem-nos os queixos e abre-se-nos a revolta, mas pronto...
Depois de avaliar não sei quantos letreiros de bus, viajamos até à famosa Praça de Espanha, onde eu tive direito a uma sessão fotográfica digna de uma modelo (Grazie Vitinho).
Mas o momento alto do dia passou-se no Ristoranti 1818, Via del Babuino, uma galeria com serviço de café... PAROU! Momento de Céu, em que o Capuccino insuflava-te os sentidos e fazia cafuné no estômago... LINDO :)
Terminámos na Piaza del Popolo, com o merecido descanso numa Igreja pequenina e momento de reflexão.

Tenho concluído que, apesar de todo o respeito histórico pela beleza da cidade, os sítios são feitos dos mesmos calhaus, mais ou menos trabalhados... a importância dos momentos está nos sentidos que nos despertam e nas pessoas com quem os partilhamos :)

Sem comentários: