domingo, 27 de março de 2011

SI CONOCIERAS COMO TE AMO



Hoje, celebrando o III domingo da Quaresma, esta música foi fazendo eco na minha reflexão pessoal...

Na homilia o Pároco disse que a mulher não ficou indiferente a Jesus e teve que partir a anunciar. Nós também tantas vezes comentamos e oramos, à semelhança das palavras de Paulo, que temos que ser anunciadores. Isto fez-me lembrar do início de uma música dos Deolinda "hoje, andei na rua de megafone"... Mas efectivamente não usamos esses métodos de manifestação para o anunciar.

Isto fez-me remeter para outra palavra, que segundo a minha perspectiva pode ter uma dimensão diferente: proclamar. Pode ser entendida exactamente como sinónimo, mas se perspectivarmos que os anunciadores como aqueles senhores de megafone na mão e os proclamadores aqueles que falam face a face, então revejo-me mais nos últimos.
Ao ouvir o Evangelho pensava isso mesmo. Quando Jesus comunicava, fazia-o face a face e depois alguém partia, de coração cheio, a anunciar àqueles que não o conheciam. Neste século XXI pejado de anunciadores baratos (na Internet, jornais, etc) prefiro proclamar a fonte do que criar um grande outdoor com o mapa para lá chegar.

Se conhecemos o quanto Ele nos Ama,
os nossos gestos e palavras diárias,
serão proclamação!

2 comentários:

Paula disse...

Aninha, canto e oro contigo esta oração....:) Sempre me tocou imenso desde o primeiro dia em que a ouvi (se não estou em erro, foi na Galiza, numa semana santa)... Obrigada pela tua partilha!

beijinhos :)

João disse...

Realmente...

Eu também tenho andado a descobrir a fome que as pessoas têm do encontro cara a cara.

E se o encontro se tornar proclamação, aí valerá a pena!!