sábado, 4 de setembro de 2010

Seremos Cães?

Como em todas as belas procissões que se prezem, o Pároco faz uma homilia sobre o Santo, bem a meio do percurso, invocando as suas virtudes e como as devemos seguir.

Hoje não tenho interesse particular em partilhar o tema do discurso, pois foi tudo sentido mas também factual. Devo antes falar sobre o indivíduo que assistia a este momento: o cão!
Este cão, enquanto as pessoas pararam no largo, aglomerando-se em volta do andor, decidiu sentar-se majestosamente.
Inicialmente encontrava-se a olhar o andor... depois as pessoas, com olhar desconfiado. Quando percebeu, julgo eu, que as pessoas não lhe iriam fazer mal, então abriu a boca com satisfação, olhando pra todos com alegria. Estava feliz o cão!
No entanto, a dada altura do discurso, quando o Pe. refere que "temos que mudar a nossa vida" o cão não gostou e virou-lhe o rabo. Afinal, estar aqui a ver o povo é engraçado... o andor até está todo aprumadinho, mas mudar a vida?! Isso é só prós padres, esses é que têm que dar o exemplo.
Continuou no seu lugar, apreciando, mas tal como algum dos bípedes que lá se encontravam, rapidamente se entediou da conversa e deitou-se, bocejando fartamente.

Tudo isto me fez reflectir sobre o nosso papel de cão, que se alegra com o motivo e segue a uma coisa bonita... ao invés de sermos gente de fé, que decide fazer a caminhada, rezando e cantando, porque Ama e Vive este Deus!

É engraçado, mas mais tarde nesta mesma procissão, quando dava a bênção final, o Pe. apele novamente à mudança: "Temos que mudar, amar..." e mesmo neste momento um passarinho voou sobre o tecto do andor. Foi um momento bonito, certamente apreciado por todos os que se encontravam cabisbaixos reflectindo sobre as suas "dores" e "peregrinações".

Deus quer nos assim, de peito aberto contemplando o céu, depois da caminhada... Fazendo-se de novo à estrada para levar Amor!
Pelo menos, acho eu...

4 comentários:

João disse...

Deve haver um provérbio canino que diz: "A procissão passa e nós bocejamos."

Já o passarinho sabe-a toda... Foi ver de cima...

Mas realmente... Por alguma coisa os pássaros voam e os cães não.

Vitor Hugo disse...

Enquanto lia o que escreveste lembrei-me de uma música (pois é, parece que eu só sei cantar) que fala exactamente de mudança (de termos de mudar) e de estarmos predispostos a isso.


Não consegui encontrar a versão em português de portugal e esta não é exactamente a versão que conheço, mas é muito parecida... Cá fica:
http://www.youtube.com/watch?v=b6F-u1fG3q0

Vitor Hugo disse...

Está aqui a versão que conheço:

http://cvitamina.blogspot.com/2008/04/vaso-novo.html

Hannah disse...

Obrigado Sr Eng. Já conhecia a música mas é sempre bom ouvir e sentir de novo.

João, concordo, realmente por alguma razão os pássaros conseguem ver mais além.
Seremos Pássaros!