segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Chance and Change

Há palavras parecidas que nos indicam muito vezes uma linha de pensamento.

Por exemplo, quando pensamos na palavra chance, em Inglês, tem um tom e efeito parecido com outro palavra Inglesa change. Se calhar por estar a ter aulas em Inglês tenha pensado nisto...

A primeira fala-nos de oportunidade: ter uma chance... dar uma chance (tal como falam os Brasileiros). E podemos usa-la como a oportunidade que se apresenta. Ou porque a ganhamos ou porque a perdemos, todos gostamos de chances. De agarrarmos aquela chance achando que as coisas não vão voltar a acontecer. E por vezes vivemos tão freneticamente os momentos que nem saboreamos essa mesma chance que nos foi possível agarrar.

Por outro lado temos change, a mudança. Já dizia a física que o Universo tende para a entropia, isto porque não é estável. Desta forma será sinónimo de dizer que tende para a mudança, sem o pejorativo negativo de caos.

Oportunidades e Mudanças surgem-nos como apelos a todo o momento, basta apenas perceber se o nosso rumo se faz caminhando numa ou noutra, ou em ambas. Muitas vezes jogamos as nossas oportunidades que nem dados, não ponderando a mudança. Mas quando o fazemos com a mente e com o coração, então devemos estar gratos porque Deus nos deu a calma suficiente para lá chegarmos. Um espírito inquieto, com certeza que se deixa facilmente levar pelo vento da mudança.


Chance e change, tão similares que as devemos usar sabiamente, procurando por dentro o que faz girar a nossa roda da vida!

1 comentário:

João disse...

Gostei da reflexão.

Uma pequena correcção, mas que não tira o sentido ao que dizes:

O Universo não tende para a entropia. Está em constante evolução. E essa evolução aumenta a entropia, criando novas possibilidades (e necessidades) de mudança.