quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Improvável...

Declara-se hoje, 25 de Agosto, o melhor dia de praia deste ano, sem dúvida!

Hoje de manhã não estava vento, fazendo-se sentir uns agradáveis 30ºC (mais coisa menos coisa). O pessoal todo de pêlo ao leu, vingando-se da chuva desta semana!

Até consegui levar a minha avó até ao mar. É porque tem sempre a desculpa do "está frio", do "está vento"... Mas hoje o S. Pedro, e o compadre de ontem S. Bartolomeu, fizeram o favor de proporcionar à Sra minha avó um dia agradável para ela desfrutar do areal.

A maré vasa, descobria a nú as rochas, por entre as quais os miúdos brincavam nas pocinhas. Toda a gente ia à agua, apesar da diferença de temperatura que se fazia sentir.
Daí eu preferir ir à agua ao final do dia. Já o sol está a baixar e o "choque térmico" (que a minha mãe tanto fala :P) já não se faz sentir tão intensamente.

No entanto, consegui convencer o meu pai, que também aprecia mais as águas do mediterrâneo, a uma aventura pelas rochas, procurando uma "pocinha grande", onde outros marmanjos tomavam banho.

E eis que aconteceu o improvável!
Na caminhada entre rochas vi uma borboleta a vir na minha direcção.
Eu pensei: "Qual a probabilidade de encontrar uma borboleta na praia?"
Não podia abordar a questão em termos matemáticos porque não tinha calculadora científica que me auxiliasse. Em termos biológicos seria mais provável encontrá-la numa área com plantas de folha verde e flores, ao invés do sargaço. Em termos ambientais poderia pôr-me a especular sobre as alterações climáticas e os ritos migratórios das borboletas, se é que isso existe...

A verdade é que enquanto apreciava o voar da menina, abrindo a mão para sentir a sua pequena corrente, ela pousa delicadamente sobre o polegar.
Vá, e agora, qual a probabilidade de uma borboleta te pousar na mão, na praia?
Momento delicioso!
Aproveitei ao máximo aqueles instantes, minuto talvez, onde ela tomou novamente forças para voar...
Parecia quase que já tinha cumprido a sua função e que delicadamente me tinha dito "Estás em casa!"

"Sou a Mariposa
Bela e Airosa
Que pinta o Mundo de cor de rosa
Sou um delírio do Amor..."
By Deolinda

4 comentários:

João disse...

Gostei tanto de ler...

A borboleta é uma sortuda e tu também!

Ela só pousou na tua mão para retemperar forças. Agora dará o tudo por tudo para viver!

Não sei se foi por acaso, mas acho que não...

beijo grande

Andy disse...

Voa borboleta ;)

Tita disse...

Muito bonito! :)
Gosto tanto deste último disco dos Deolinda e esta música então é o máximo! Tinha pirateado mas comprei-o porque eles merecem!
Beijinhos;)

Hannah disse...

É verdade Tita.

Os Deolinda têm capacidade fantástica de brincar com as palavras, mas nesta música fazem-no de um jeito especial.
A 1ªvez que a ouvi foi no concerto deles na casa da música e no fim estava a soltar duas grossas lágrimas cara abaixo, de tanto que a música me encheu o peito! Linda :)