quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Peço Desculpa...

(Antes de mais, já tinha uma coisa bonitinha e isto "crachou", por isso vai ser improvisado)
Hoje senti necessidade de pedir desculpa. Estou completamente cega às coisas...

Xiça, que arrelio!

Tudo está lá: cortéx, vias nervosas, quiasma, retina (estou-me a referir ao sistema de condução de estímulos visuais), mas nada funciona! Sabem, tipo os carros que vêm com piscas e as pessoas esquecem de os usar...

Sinto-me um indivíduo colectivo com palas! (uau, grande frase)
É verdade, tipo quando tudo está à tua volta, mas só consegues dirigir a tua atenção para determinado assunto. É assim, mas quando fazes opções será assim.
Lembro-me bem de quando era bem mais nova tudo fluía com mais naturalidade. Não me interessava o porquê de uma formiga levar às costas uma migalha de pão para o Inverno... simplesmente apreciava tudo isto!
Mas depois, vá lá, agora tens de escolher... O que vai ser?

E que tal nada!

Seria bem mais simples, mas não. Dediquei-me a esta cruzada do encontrar-se a si mesmo. Realizado... com futuro... ser alguém... Já pensei tanto sobre isto que um dia destes escrevo um livro de auto-ajuda. Afinal, mas uma treta para os super mercados, que diferença faz?

A questão é que de repente te dão um papel para a mão. Tu assinas. E seguem-se outros papeis, livros, certificados de como estiveste presente... E de repente estás rodeado de tratados sobre coisas infinitamente microscópicas que não te interessam. Mas foi a escolha que tu fizeste e a pala está lá para te ajudar a orientar.

Já pensaram neste mesmo esquema a uma escala global?
Deliciem-se com uma coisa fenomenal. O esquema de notícias num Telejornal. Ontem deliciei-me com a seguinte sequência:
  1. O Desastre no Haiti. Mais de 100.000 mortos. Imagens de uma cidade destruída de casas e de rostos destruídos de vida;
  2. A notícia de uma taxista Americano que tinha devolvido a carteira com 15000€ que uma senhora Italiana tinha deixado no carro dele. Fez de tudo para encontrar a senhora, terminando com "acho que fiz o que a minha mãe me ensinou que estava certo";
  3. Últimas actualizações do jogo do FCP, com declarações de Jesualdo Ferreira.
Ora bem, o que aconteceu? No fim da notícia 2, quando eu (ignorando totalmente o futebol) me dirijo à minha avó dizendo "Vês, nem tudo é desgraças?" Ela responde-me "O quê? O Que aconteceu? Não percebi nada?"
A verdade é que enquanto se falava de uma pessoa AINDA com princípios morais e humanos (o taxista), no pensamento da minha avó ecoava um "coitadinhos", revendo as imagens de sofrimento no Haiti. Tal como ela ignorou, também os fãs do FCP e futebol desligaram completamente o que acabavam de ver na notícia anterior porque o resumo do jogo era bem mais importante.
Isto aconteceu na minha casa, mas creio que não foi a única...
Sim, temos liberdade de expressão e direitos para todos os gostos, mas será que temos realmente liberdade de pensamento?

Peço desculpa, por vos fazer ler... pensar... meditar... AH!

1 comentário:

João disse...

Gostei de ler a confusão depois de ela ter passado...

Beijo!