terça-feira, 23 de junho de 2009

Manifesto anti Segunda-Feira I

Alguém se lembra do Manifesto anti-Dantas, escrito por Almada-Negreiros?
Eu lembro-me!
Aliás, eu ontem lembrei-me particularmente deste texto da literatura Portuguêsa.

Para mal dos meus pecados, ou da minha displicência, ontem foi um dia do caraças! E na verdade posso lhe atribuir um trabalho redobrado (já que tinha um Exame Prático de manhã e outro de tarde), algumas incoerências de estilo médico e desilusões de personalidade... Em suma, um dia de #$*§@!
Com isto, ainda os neurónios começavam a cheirar os raios da manhã, já antecipavam profeticamente os restantes acontecimentos... Eis que me surge a ideia de escrever um Manifesto Anti Segunda-Feira.
Atenção que não me baseio apenas em experiências pessoais de vários domingos "pro tecto" e dificuldades em ligar os motores no dia seguinte... Mas também em pessoas de muita estima, como um antigo professor, que dizia que deviamos ter a segunda-feira para descansar das actividades do fim-de-semana, começando assim o trabalho à terça...

Ora, ao estilo do original, começo:

BASTA PUM BASTA!

UMA GERAÇÃO, QUE CONSENTE DEIXAR-SE REPRESENTAR POR UMA SEGUNDA-FEIRA É UMA GERAÇÃO QUE NUNCA O FOI! É UM COIO D'INDIGENTES, D'INDIGNOS E DE CEGOS! É UMA RÊSMA DE CHARLATÃES E DE VENDIDOS, E SÓ PODE PARIR ABAIXO DE ZERO!

ABAIXO A GERAÇÃO!

Ora bem, esta fúria toda, efectivamente era desnecessária... pronto. Mas a verdade é que vivemos encarcerados que nem porcos em fábricas de engorda, em que temos que trabalhar cinco a seis dias por semana e descansar ao sétimo dia (Já diziam os Genesis - não, não é nenhuma banda. É mesmo um capítulo da Bíblia!). Na verdade, porque é que não podemos nós trabalhar sete e descansar dois ao oitavo e nono? Porque é que o nosso modelo social não nos permite uma flexibilidade tal, deixando as culpas todas às costas da tão odiada segunda-feira? (Como se diz por aí a culpa morreu solteira, o que me faz inferir sobre o estado civil da segunda feira. Já o Domingo é casado, obviamente, "o dia da família") Mas adiante...

A SEGUNDA-FEIRA SABERÁ GRAMMÁTICA, SABERÁ SYNTAXE, SABERÁ MEDICINA, SABERÁ FAZER CEIAS P'RA CARDEAIS SABERÁ TUDO MENOS ESCREVER QUE É A ÚNICA COISA QUE ELLLE FAZ!

Ora, discordo! A segunda-feira na verdade nem escrever sabe (pelo menos rápido não sabe! Não ligem isto sou eu a auto-mutilar o meu insucesso). Se a segunda-feira e por si só um dia de guerra, em que batalhamos constantemente contra as nossas capacidades cognitivas, procurando por um pouco de sabedoria, é de verdade um dia de estupidez!

A SEGUNDA É UMA HABILIDOSA! (nomeadamente os habilidosos dos chico espertos que nos tentam passar À frente nas filas de trânsito, cantina, repartições, etc)

A SEGUNDA VESTE-SE MAL! (porque não há pachorra para escolher uma roupita melhor)

A SEGUNDA USA CEROULAS DE MALHA! (bem, isso é lá com ela. Se ficar mais confortável... nada contra!)

A SEGUNSA ESPECÚLA E INÓCULA OS CONCUBINOS! (hum... isso parece-me mais coisa de sexta-feira quando se vai para a discoteca "curtir"! Mas afinal, a segunda é solteira, por isso...)

A SEGUNDA É A SEGUNDA! (contra factos não há argumentos)

Continua...

1 comentário:

João disse...

O que eu me ri!!

Excelente.