sexta-feira, 19 de junho de 2009

Infecções de Carácter

Ora estas reflexões epidemiológicas sobre a sociedade e os seus factores de mudança vêm no seguimento de um e-mail enviado com muito carinho para todos aqueles que considero Amigos (mais uma vez peço desculpa se me esqueci de alguém :S).
Nesta jornada expositiva sobre o tema em causa eu dizia:
"Para os sépticos tomem o mail como uma curiosidade"
Ora, está mal! Ainda por cima enviei isto para uma professora de Português que se deve ter contorcido na cadeira :)

O cepticismo a que eu me referia escreve-se com C, no entanto, e por força das circunstâncias profissionais escrevi com S, referindo-me assim a sépsis (A septicemia ou sepse (do grego Σήψις, septikós, que causa putrefação + haíma, sangue) é uma infecção geral grave do organismo por germes patogênicos. SIC Wikipédia).
Ora bem, estes Gregos são tramados. Não é que ao fim e ao cabo vai tudo dar a um estado de putrefação! A uma estase dos pensamentos e sentimentos que culminam numa negação em acreditar naquilo que nos é apresentado.

Na investigação sobre o tema, concluí que "ser céptico" sobre um determinado assunto também é tomar uma posição. A posição do "Eu não me quero meter nisto"! Se calhar estou a ser um pouco intrusiva para com a mentalidade dos cépticos, mas a verdade é que considero-os pessoas por vezes com personalidade pouco definida, que não sabem muito definir uma opinião. Muitas vezes semelhantes ao Camaleão, que molda a sua cor da pele perante as situações sejam favoráveis.
No entanto, e sei que me vou contradizer, também considero legítimo não termos uma opinião formada sobre as coisas quando não as conhecemos profundamente. Mais vale estar calado do que sair asneira!


"Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca."
Apocalipse 3, 16
E Tu?

2 comentários:

Inês disse...

Eu também me contorci na cadeira :P
Mas adorei o e-mail :D

Também já tinha pensado nisso. Um céptico acaba por tomar a posição de não acreditar em nada... Todos precisamos de acreditar. Nem que seja acreditar que acreditamos :)

Gosto de ti! Acreditas? ;)

João disse...

O S.Paulo sabia-a toda!
De certeza que não tinha septicemia!

Gostei!

Séptico vem do grego sepitkos.

Céptico vem do grego skeptikos.

São coisas diferentes mas que se unem...

Beijo