sexta-feira, 23 de maio de 2008

Ser Criança!

Dia 21 de Maio de 2002, terça-feira, pouco passava da meia-noite: nasceu o meu afilhado!

Sim, este bebé fofinho que vocês vêm na foto está neste momento a voltar a uma imagem parecida (está a dizer adeus aos dentinhos de leite para ganhar outros mais fortes :P)


Celebramos ontem o seu aniversário, aproveitando o feriado, para passear até Aveiro para um almoço à beira-ria, muito agradável.
Entre conversas de coisas banais e assuntos familiares eis que o Tiago faz uma constatação brilhante:
- Eu faço 6 anos e vou ter 6 festas! - Todos ficámos espantados com a alegria dele perante a sua descoberta e vendo bem as coisas até era verdade: entre festas com a família (no dia e no feriado) festa no infantário, festa com os amiguinhos dele num playplace em Matosinhos e outras festas de anos para as quais foi convidado (e que ele contabilizou como suas) faziam um total de 6 FESTAS.


Honestamente, só tenho uma coisa a dizer: no meu tempo não era nada disto!
Mais tarde, em conversa, falavam-se das diferentes propostas de animação para as festas de anos das crianças nos tais playplace's: desde insufláveis, jogos teatrias, ampos de futebol e outros desportos, desfiles de moda... bem, basicamente estão a criar um monopólio extraordinário à volta do conceito de:
"Levamos as crianças pra lá e não nos destroem a casa!"
E o romantismo da mãe a fazer o bolo e cubir com pintarolas (sim, eu já tive um bolo assim); os amigos em casa a jogar à bola e a minha avó atrás deles pra não estragarem as flores do jardim; a música; os filmes; os jogos imaginativos...

Ná, nada disso! Agora a solução perfeita e leva-los ao armazem, onde estão monitores que os guiam (ou não) através dos diferentes espaços de uma festa super-hiper-mega-fixe! (Aliás, nem sem como é que a Floribela ainda não tem uma coisa destas com o nome dela... ou se calhar tem... não sei).


A verdade é que a mística de ser criança está-se a alterar com as pressões sociais (não quero dizer degradar porque se calhar pareço demasiado moralista). Ainda ontem, quando regressamos do almoço para casa dele estavam ansiosos para montar a pista XPTO dos Piratas das Caraíbas (imaginem, até pistas dos piratas das caraíbas existem!) com um mostro que lhes comia os carros - SURREAL! E eu, como madrinha aplicada, é que tive que ajudar a montar a pista.

É que estes meninos já não se contentam com um cata-vento. Eu adorava passar tempo a olhar pr'aquilo a rodar quando estava na praia. Não, eles agora levam coisas muito mais sofisticadas, já pra não falar na famosa PSP (em que os comentários sobre o jogo, ontem à tarde, eram: mas tu já apanhaste o gajo?)


Acho que estou a ficar velhota pra estas modernices...



Esta história toda fez-me ponderar em pedir 22 festas de anos :P

1 comentário:

Ana Ascensão disse...

:D

(uma beijoca grandeeee)