segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Dia #5

Como devem ter reparado, ainda não apresentei fotos da família do lado do meu pai, porque não as tenho. A única coisa que herdei desses meus bisavós, ou melhor de uma das bisavós, foi o nome Ana e a partir daí mais nada me ocorre... Por isso mesmo hoje a viagem será feita à família "Portugal", como são conhecidos, lá pra Moreira, os ascendentes do meu pai.


O meu avô, José Rodrigues Moreira, que fundou a actual empresa de Construção Civil do meu pai. No entanto esta empresa já teve muitos nomes. Inicialmente tinha apenas o nome do meu avô mas após 1977, com associação aos dois filhos (o meu pai e o meu tio Augusto) a empresa passou a chamar-se José Rodrigues Moreira Portugal e comp. lda. (granda nome!!). Este senhor sempre foi um homem justo, mas de temperamento difícil (aliás, toda a família Portugal tem um pouco do feitiozinho manhoso). Contam que se a obra não estivesse como ele queria caía o Carmo e a Trindade, mas no fundo tinha bom coração.
Faleceu um mês antes de eu nascer, por isso foi o único avô que nunca cheguei a conhecer.



A avó Emília dos Santos Moreira, era uma senhora oriunda de vila Nova da Telha (aliás ainda tenho por lá duas tias-avó). Inicialmente os meus avós moravam mesmo em frente à nacional 13, numa casinha velhinha que ainda lá está, e por baixo tinha... vá... a chamada tasca. Mas não pensem que era assim qualquer coisita: sendo a estrada um ponto importante de passagem entre Vila do Conde e Porto, faziam muito negócio! (o meu pai está sempre a falar no bacalhau frito e nas iscas de fígado)
Faleceu um mês antes de eu entrar para medicina.



Estes são os meus avós paternos...

Sem comentários: