terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Dia #2

Eu sei que prometi virar o barco para 1900 e troca o passo, no entanto esta viagem de inexperientes navegadora levou-me à procura de "mapas", isto é, guias fotográficos daqueles que só encontramos bem lá no fundo do baú. E isso levou-me a uma descoberta fantástica:

É um achado, um autêntico tesouro, que tem inscrito em baixo, a letras já desbotadas, "Cedofeita, 1895 - Porto". E ainda "Photographia Universal.", "Magalhães..." (As duas últimas não se percebe por completo o que dizem, mas deve ser a casa onde tiraram a fotografia).
1895 - Esta sim é a foto mais antiga que tenho cá em casa, e a menina mais pequena que está à frente em pé é a Avó Laurinda, sim, a mãe da minha avó materna. A Senhora da foto é Ana Ferreira da Silva, avó da minha avó, e tiravam esta foto de conjunto para a poder enviar ao meu trisavô que estava no Brasil.

Nesta foto está a avó Ana (que referi acima) e o "Pai Faustino" (como era conhecido o meu trisavô), tirada em Julho de 1950, na TAVEIRA, em S. Mamede (Alguém conhece?)
Segunda me contaram o Pai Faustino foi para o Brasil com a roupa e um saco de malha e voltou com algum dinheiro que lhe permitiu comprar terras e montar o seu próprio negócio - fazer cadeiras! Ao início parece estranho, eu sei, mas a verdade é que era o único a fazê-las por cá , por isso não tinha mãos a medir para negócio.


Gosto de ver que na minha família havia gente empreendedora. Por isso, volto a içar a vela...
Aqui vou eu até ao próximo encontro familiar...

Sem comentários: